Estamos online!

Veja como futebol e empreendedorismo têm muito em comum!

Compartilhar:

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on telegram
Share on whatsapp

Por Felipe Alvim
Publicado em 08/06/2021

 

Vamos falar sobre futebol, negócios e empreendedorismo? Vamos mudar e vencer esse jogo! Hoje vamos falar sobre mudança e em vencer esse momento atual. É hora de pensar no futuro de uma forma bem diferente, inovadora e criativa.

Pense no seu produto/serviço, no seu atendimento, na sua entrega e na sua comunicação. Podemos ser cada vez mais criativos, pensar de uma forma diferente e inovar de várias maneiras.

No mercado atual, para enfrentar e vencer o vírus da crise, para superar todos esses momentos, tenha em conta suas Atitudes. Se você quer ter sucesso, tenha mais atitudes positivas e proativas, saia de trás do balcão e de dentro da sua empresa, se relacione e busque fazer diferente. Como você tem se preparado para enfrentar o jogo?

Quando falamos em mudar o jogo, estamos falando em mudar a nossa penetração no mercado, mudar a forma que as pessoas enxergam sua empresa e competir no mercado. Ao traçarmos uma analogia entre futebol e empreendedorismo, várias associações e conclusões podem ser identificadas.

Competitividade tem a ver com superação (veja mais no artigo Competitividade)

 

Dentro do Ciclo da Vitória (imagem) alguns atributos são importantes para ajudar na sua gestão, no seu desenvolvimento e no seu planejamento.

Para superar o momento atual você vai precisar colocar esse fator em prática! Qual é o seu grau de determinação? Qual é o grau de envolvimento de toda a sua equipe para vencer as barreiras do dia a dia? Durante essa situação difícil e complicada que todos estão vivenciando, algumas estratégias começaram a ser praticadas pelas empresas e uma delas é o Ciclo da Vitória (cada etapa do Ciclo está detalhada no artigo Vencendo o Vírus da Crise).

A integração e a conexão de toda a equipe são muito importantes, pois de nada vai adiantar ter o melhor goleiro/defesa/meio campo/atacante no time, sendo que jogadores sozinhos não fazem um grande time. A mesma coisa é na sua empresa, grandes profissionais isolados não vão construir uma grande empresa, não vão construir a garantia de que terá um grande resultado. Então, é importante se desenvolver e se preparar a cada momento.

Como você tem se preparado para entrar em campo? Pense na preparação de um jogador de futebol, são meses de treino, pois se eles não estiverem bem preparados, o resultado e o desempenho vão ser ruins. O mesmo acontece no mundo empresarial, sem preparação o resultado será desastroso.

O jogador de futebol se prepara, cuida da sua alimentação, estuda e treina. E você? Treinamento nada mais é do que ter Atitude! Como exemplo, temos o Zico, um atleta referência que ficava mais de duas horas após os treinos, treinando sozinho em campo. O Messi e o Neymar também são exemplos de que quando chega a hora do jogo, estão preparados e sabem o que fazer. E você, na hora do jogo da sua empresa, você sabe o que fazer? Tem se preparado bem? O que você tem consumido de conteúdo e buscado de inovação?

Essa analogia com o futebol é muito interessante, pois atualmente a competitividade é muito grande tanto no mundo empresarial como no mundo esportivo. Pense no Michael Jordan e no Oscar Schmidt, dois grandes jogadores de basquete que mesmo já sendo os melhores, mesmo com tanto sucesso, eles continuavam treinando e treinando.

Muitos de nós foram treinados para parar com os estudos após a faculdade ou pós graduação, o que não é adequado. Precisamos estudar todos os dias, buscar novos conhecimentos e influências a todo o momento.

Vire o jogo! Comece a mudar suas Atitudes. A partir do momento que você muda seu comportamento e sua postura, você também muda seu posicionamento e consequentemente, o seu resultado. Você quer mudar seu resultado?

 

Albert Einsten diz que
Insanidade é continuar fazendo sempre a mesma coisa e esperar resultados diferentes.

 

Você acha que um time de futebol que faz sempre a mesma coisa, sem ter uma variação, um plano A, B ou C, vai ter um bom resultado? Por isso que é muito importante ter novas estratégias, planos e novas formas de pensar. Mude o jogo!

Goleiro

Pense no goleiro, qual é a sua função e quais são as suas estratégias? Na minha observação o goleiro é aquele que vai defender a reputação do seu time/ da sua empresa. Como que está a sua reputação hoje? Como que você está atuando em frente às reclamações da sua empresa? O goleiro da sua equipe está preparado para defender a empresa e enfrentar as críticas? Tenha agilidade, identifique quem é o goleiro no seu time, quem precisa estar ali para defender o chute do adversário/ concorrente?

Defesa

Do goleiro que defende a nossa reputação, nós passamos para a linha de defesa, com os laterais e os zagueiros, fazendo a nossa defesa e a marcação do concorrente. De que forma você tem marcado o seu concorrente? Seja com pesquisas online, com novas informações e buscando as próximas tendências. Seja a empresa que está lançando e saia na frente, mas para isso é preciso estar marcando os concorrentes, o mercado e identificando novas tendências e oportunidades.

Meio campo

É muito importante o zagueiro e a defesa estarem integrados com o meio campo. O meio campo é o lugar dos craques. Quem é o craque da sua empresa? O craque da sua empresa tem que ter tempo para criar, para pensar diferente e realmente fazer a diferença. Não coloque o craque do seu time para fazer aquela tarefa operacional, identifique a função de cada um da equipe. O craque, aquele que faz a diferença, você vai deixar ele aonde? Fazendo o operacional ou buscando o estratégico, as novidades, a criatividade e buscando a interação? Quem é o craque do seu time?

Veja no Instagram da Atitude Empresarial nosso IGTV Mude o Jogo

 

Em uma empresa tem muitos talentos desperdiçados. Imagine se colocassem o Messi de lateral, qual seria o resultado? Se colocassem o Oscar de pivô, qual seria o resultado? Se colocassem o Zico de zagueiro, qual seria o resultado?

Por isso, você que é gestor e quer fazer parte de um time vencedor, precisa saber qual é o papel de cada um da equipe e em qual função o desempenho deles será melhor. Se é atendendo o cliente, se é criando, se é trabalhando com o marketing, se é desenvolvendo relações e parcerias, se é cuidando da parte financeira ou de gestão de pessoas. Coloque o time na posição certa! Você, como técnico do time, tem que saber escalar corretamente cada um dos craques.

Muita das vezes é preciso incentivar, por isso que as metas e objetivos são tão importantes. Quando o jogador entra em campo ele sabe o que ele quer, ele quer vencer, fazer gol, disparar no campeonato e conquistar todos os títulos. E você na sua empresa, qual o título que é mais importante para você? O seu colaborador sabe qual é? Será que a sua equipe sabe? Qual é o gol de placa para a sua empresa?

Analise o seu time e a sua empresa, como você tem se preparado para enfrentar o mercado? Como você se prepara para entrar em campo? Como você tem feito a gestão do seu negócio? Ataque mais e faça vários gol de placa para fazer a diferença e chamar a atenção do mercado.

 

Para que você possa atingir a vitoria e alcançar grandes resultados, para que possa ser campeão e conquistar a taça, é preciso planejamento para saber aonde esta indo e integrar o seu time.

Um time com bons goleiros, defensores, craques no meio de campo e bons atacantes, de nada vai adiantar se não houver uma integração e uma conexão entre essas pessoas e os setores da empresa. O seu setor financeiro tem que estar conversando com o setor de atendimento, com o setor de vendas, com o setor de pós venda, com o marketing e com o RH.

Separe 10 minutos antes de começar o trabalho e escreva o que você quer alcançar no dia, qual o objetivo principal daquele dia e o que é preciso ser feito. Já no final do dia, tire 10 minutinhos também para analisar qual foram os seus resultados e o que pode ser melhorado para o dia seguinte.

Veja nosso artigo sobre Gestão do Tempo (3 dicas de gestão do tempo para otimizar a sua rotina)

 

O nosso resultado precisa ser potencializado, precisamos fazer mais em menos, ou seja, fazer mais coisas em menos tempo para melhorar a nossa produtividade. Hoje, o tempo é um dos principais problemas e um grande desafio das organizações, mas eu só consigo melhorar a minha gestão de tempo com um planejamento claro, ágil e eficaz.

Você sabia que o brasileiro não é um povo produtivo? Nós levamos 1 hora para produzir o que um americano faz em 15 minutos. Vamos mudar isso? Comece a se planejar e gerenciar o seu tempo, porque nós como empreendedores temos muitos afazeres e sem organização, o nosso dia, a nossa semana, o nosso objetivo final, não terá um resultado bom e diferente.

Você precisa todos os dias planejar, para depois pesquisar, testar e aí sim, propagar. No mercado, muitas empresas querem pesquisar e propagar sua solução, copiando as outras sem criatividade ou inovação. Por isso, busque novos conteúdos e conhecimentos para fazer a diferença na sua empresa. Eu tenho certeza que você pode ter um resultado diferente, basta você começar! Pense estrategicamente, analise suas ações e atitudes para que no dia seguinte você possa alcançar um resultado muito melhor. Mude o jogo, saia do automático e o seu resultado irá se transformar.

Conte sempre com a Atitude Empresarial!

 

Gostou deste artigo? Entre em contato com a Atitude Empresarial e conheça nossas soluções.

Veja nossos posts recentes

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Lorem Ipsum is simply dummy text of the printing and typesetting industry.

Links Rápidos

Avenida Bias Fortes, 135, sala 305, Centro, Barbacena – MG
(32) 3051-4040
(32) 9 8490-1561
vendas@atitudeempresarial.com.br