Pular para a barra de ferramentas
Estamos online!

Competitividade

Compartilhar:

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on telegram
Share on whatsapp

Por Felipe Alvim
Publicado em 18/09/2020

 

O que é competitividade para você? Para mim, competitividade tem a ver com superação!

 

Você está superando todos os seus objetivos? Está superando o que as pessoas imaginavam que você ia alcançar?

Competitividade, uma palavrinha mágica principalmente no mundo dos negócios e que estimula todos nós a alcançar os resultados desejados.

Como ser mais competitivo num mundo onde a concorrência é muito grande e acontece a todo momento? É preciso criar novas ações e buscar ferramentas para enfrentar a concorrência de forma mais empenhada, com comprometimento e competitividade.

Quando se fala em competitividade, falamos também em competição, que era visto no passado como algo prejudicial no mundo dos negócios. Aquelas pessoas que eram mais audaciosas eram taxadas de pouco colaborativas e muito individualistas, mas hoje esse termo mudou, o mercado busca pessoas competitivas!

Você é competitivo? O que você tem feito para demonstrar ao mercado que você é uma pessoa competitiva e ética?

Ao falarmos de competição, falamos também de empreendedorismo. Não conheço nenhum empreendedor que teve sucesso e que não fosse competitivo.

Atenção pessoal, a concorrência é muito grande, em todos os segmentos!

Um exemplo são os taxistas, que hoje competem com o Uber e diversos outros no mesmo segmento, sendo que antigamente não existia essa competição. E para vencer essa competição é preciso ser competitivo, querer mais e fazer diferente.

Veja no Instagram da Atitude Empresarial nosso IGTV Competitividade.

 

O que fazer para me transformar em uma pessoa competitiva?

Quando converso com gestores de empresas e instituições que têm meta, eu vejo muitas das vezes o colaborador querendo atingir a meta. A meta não pode ser um teto, é preciso supera-la!

A meta é o resultado mínimo que as empresas e organizações esperam de você.

Supere a meta da sua empresa para ser bem visto, ser referência, ser aquele que quer mais, que quer sempre participar e está disposto a contribuir. Não foque na meta em si, se ao atingir ela você acha que não precisa fazer mais nada, você está errado. Seja competitivo, saia da mesmice e da mediocridade.

Mediocridade é estar na média.

Identifique qual é o seu Everest! Para cada pessoa existe um Everest a ser superado, e no seu caso, você tem conseguido superar o seu Everest? Qual o seu maior desafio? Você está buscando atingir os resultados da sua empresa? Deixe o negativismo de fora, não perca tempo, atinja o seu Everest. Por que para se ter Sucesso é preciso ter Atitude!

 

A competitividade está relacionada a superação e também a motivação. Mas quais são os motivos para você querer alcançar aquele resultado? Você hoje, está motivado?

Antigamente as pessoas não entendiam o significado de competição, por estar associado ao ser individualista e a alguém que quer passar por cima sem ética, mas hoje o mercado mudou, precisamos ser competitivos com ética.

Ao ir no mercado hoje e divulgar seu produto, independente da plataforma, você não quer vender? Mas o que você está passando para a sua audiência, como está captando e construindo sua esfera de influência? Como você é visto no mercado? Ficar de braço cruzado, sem fazer nada, não vai dar motivo para que as pessoas possa conhecer você e sua marca, e se relacionar. É preciso dar motivos, superar os desafios diários, ser competitivo a todo momento para que sua marca, sua empresa ou você, signifique algo para as pessoas.

Hoje, com as diversas tecnologias disponíveis está difícil se relacionar com as pessoas, pois elas estão sem paciência, querendo apenas falar e esquecem que é preciso ouvir.

Estimule a competitividade interna na sua organização, para que os colaboradores se motivem e trabalhem juntos, desenvolvendo uns aos outros.

Quantas vezes você desistiu de um desafio particular por não ter alcançado o resultado que esperava? Quantas vezes você deu desculpa para você mesmo? Você sabia que o seu cérebro muitas vezes acaba querendo atrapalhar sua mudança de Mindset – posicionamento e pensamento? 

Não queira bater a meta, mas supera-la, não admita resultado ruim! Tudo isso vai depender da forma que você estiver enxergando esse problema e se conectar com os seus desafios. Qual é o seu algo mais? Acorde de manhã agradecendo, pensando qual a meta de hoje e em supera-la. A partir do momento que você inicia uma competição você pode se transformar e alcançar resultados únicos.

Entenda os seus diferenciais, o porque do cliente consumir seu produto/serviço, pense como inovar, motivar e dar motivos pra cada dia fazer diferente, construir algo mais, encantar e se relacionar com as pessoas de uma forma diferente. Isso vai gerar um resultado fantástico para você! Comece a envolver e busque a essência da sua empresa, para que você e sua equipe possa vestir a camisa da motivação, da vontade de fazer e de não ficar parado, atrás do balcão ou do celular.

Corra atrás dos seus desafios, seja mais competitivo, busque novas ideias e se supere. Comece a analisar, se planejar, crie um plano e uma estratégia, mas primeiro entenda onde você está para depois buscar algo mais.

O que o mercado quer hoje em dia são pessoas competitivas, mas a competitividade na sua essência, na vontade e no tesão de transformar resultados, vidas, de fazer e acontecer!

 

Por

Gostou deste artigo? Entre em contato com a Atitude Empresarial e conheça nossas soluções.

Veja nossos posts recentes

Vencendo o Vírus da Crise

Por Felipe Alvim Publicado em 24/09/2020   Muitas das atividades estão retornando com protocolos e formas diferentes de se relacionar com os seus clientes, mas

Continue lendo
Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Lorem Ipsum is simply dummy text of the printing and typesetting industry.

Links Rápidos

Avenida Bias Fortes, 135, sala 305, Centro, Barbacena – MG
(32) 3051-4040
(32) 9 8490-1561
vendas@atitudeempresarial.com.br