Estamos online!

Comunicação Empresarial

Compartilhar:

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on telegram
Share on whatsapp

Por Felipe Alvim e Ana Cristina Puygcerver
Publicado em 08/07/2021

 

A comunicação está em toda parte e deve ser um dos principais focos de uma empresa.

A transformação digital está causando rápidas e profundas transformações nos negócios e certamente devemos estar preparados para isso. Hoje, a habilidade de comunicação é um pré requisito para que você entre ou permaneça no mercado.

A comunicação não é o que a pessoa fala e sim o que a outra entende. David Ogilvy

Para promover a reputação da empresa, a comunicação empresarial é uma estratégia que fornece informações importantes a diferentes públicos, levando entendimento sobre o ambiente de trabalho e tornando a empresa bem-sucedida. Também conhecida como comunicação organizacional, engloba ações de marketing, relações públicas, estratégias organizacionais, entre outras.

Nas empresas, há a comunicação interna e externa. Essas duas formas de levar informações são de igual importância para a relevância e o crescimento do negócio, vamos falar sobre cada uma delas?

Comunicação externa

É se comunicar com pessoas de fora da empresa, sabe? Seja com clientes, fornecedores, agências governamentais e todos os outros grupos que não estão dentro dos muros da empresa. Apostar na comunicação externa é trabalhar a “cara” da empresa. É a imagem do seu negócio que dita o julgamento sobre ele e, se essa imagem for bem trabalhada trará bons resultados em resposta.

Esse pode ser o seu diferencial diante da concorrência: a imagem de uma empresa bem estruturada e administrada. E é aqui que entra o assessor de imprensa!

O assessor de imprensa é mais que apenas um operador de informações, ele é um estrategista, é quem analisará o que é importante e trará resultados positivos em ser noticiado. Mas, porque noticiar? Para promover, divulgar suas atividades, produtos ou serviços, além de transmitir mensagens e os valores da empresa. Tornar-se o porta voz de sua própria empresa é a melhor forma de esclarecer dúvidas e levar as informações corretas ao seu público.

Comunicação interna

Essa é a mais importante das comunicações, pois é feita para aqueles que fazem a empresa andar: seus funcionários. É muito importante analisar como estão às conexões entre as diversas áreas e se seu time está preparado para ser um time vencedor.

A comunicação interna trabalha as informações com quem está dentro da empresa com o objetivo de motivar, reconhecer esforços, passar credibilidade e tornar aquele ambiente um lugar bom para se trabalhar. Esta prática é chamada de Endomarketing e só traz resultados positivos para ambos os lados.

Veja também o artigo  de Bob Floriano com “3 dicas para melhorar suas habilidades de comunicação“.

 

Trabalhar em um local harmonioso, bem estruturado, que se importa e reconhece o trabalho árduo dos colaboradores, nos motiva a fazer um trabalho melhor. Uma dica é apostar em jornais informativos (os house organs), realizar mais reuniões e campanhas para seus funcionários, ser uma empresa de braços abertos para receber opiniões e reconhecer quem está fazendo seu trabalho dentro dela. Estabelecer um relacionamento sólido com quem ajuda sua empresa a crescer é a melhor forma de fazê-la crescer ainda mais!

Uma boa comunicação interna ajuda a melhorar o relacionamento entre colegas e equipes, dá maior abertura para busca de novas ideias, para trocas de opiniões e melhorias, ajuda a transmitir com mais clareza mudanças e decisões, e fortalece a imagem da marca. Lembre-se que é ali dentro que se inicia a reputação de uma empresa.

 

Essa é apenas uma breve conversa sobre comunicação e como isso pode alavancar sua marca e facilitar relações, tem muito mais dicas em nossas redes. Comunique-se!

 

Gostou deste artigo? Entre em contato com a Atitude Empresarial e conheça nossas soluções.

Veja nossos posts recentes

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Lorem Ipsum is simply dummy text of the printing and typesetting industry.

Links Rápidos

Avenida Bias Fortes, 135, sala 305, Centro, Barbacena – MG
(32) 3051-4040
(32) 9 8490-1561
vendas@atitudeempresarial.com.br