Estamos online!

Você tem medo de falar em público?

Compartilhar:

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on telegram
Share on whatsapp

Por Bob Floriano
Publicado em 05/01/2020

O segredo não é eliminá-lo, mas aprender a encará-lo

Se você fizer uma pesquisa no Google com a frase “maior medo do ser humano”, o medo de falar em público aparece em primeiro lugar em muitos resultados.

O estudo “American Fears” concluiu que o medo de falar em público é até maior do que o medo da morte. O estudo realizado em 1973 pela RH Bruskin Associates Market Research foi publicado no jornal britânico The Sunday Times e é citado em uma infinidade de textos que abordam o medo de falar em público.

Você pode perceber que para muitos falar em público é simplesmente aterrorizante e se você concorda talvez seu pulso já esteja acelerado e você sinta agora um leve desconforto na altura do seu estômago.

Desculpe pelo desconforto, mas é um assunto sobre o qual precisamos falar se você tem ambição de crescer profissionalmente.

A habilidade de comunicação está entre as soft skills mais demandadas pelas empresas na hora da contratação ou até mesmo para aquela promoção que você tanto espera.

Para os que ainda acreditam que somente a formação técnica é suficiente e por isso não precisa aprender a falar melhor, aqui vai uma pergunta: suponhamos que você vá escolher entre dois candidatos com as mesmas habilidades técnicas na disputa por uma promoção, você escolheria para o papel de líder alguém que sabe se comunicar com clareza, motivar e engajar pessoas ou alguém que tem dificuldades de comunicação?

Falar bem em público não é somente para palestrantes, é uma habilidade requerida na hora de apresentar um projeto ou expor suas ideias em uma reunião. A boa notícia é que você pode lidar com este medo!

Há várias maneiras para você se preparar para uma apresentação de sucesso, mas antes de mais nada é importante que você aprenda a lidar com este medo. Não adianta você estar super preparado, com o Power Point tinindo mas com o medo contorcendo suas vísceras.

Para te ajudar, te ofereço estas 3 dicas pedindo que você dê um passinho para trás para aprender a encarar seu medo de falar em público e lidar com ele:

1.   Tenha consciência do seu medo

O medo é necessário para nossa sobrevivência desde os tempos das cavernas. Naquela época era correr ou morrer: ao menor sinal de ameaça a escolha era fugir, afinal é melhor confundir um cervo com um tigre do que um tigre com um cervo.

Como podemos constatar nosso medo é instintivo, mas a boa notícia é que pesquisas revelam que a maioria das nossas emoções duram pouco mais de um minuto.

Quando você sentir medo lembre-se: a ameaça não é real e você sente apenas medo, nada mais.

Respire fundo e racionalize: não existe nenhum tigre louco para te devorar e, a título de curiosidade, tigres preferem cervos, búfalos e antílopes a seres humanos, de quem eles preferem manter distância (posso imaginar a razão).

2.   Crie um ritual

Na Programação Neurolinguística o processo de ancoragem é usado para promover mudanças de comportamento. Imagine um botão que você possa ligar para ter determinada resposta: pense no cheiro de bolo assando, provavelmente você vai se lembrar da casa da sua avó. Isso é uma âncora, ou seja, um “botão” que pode ser “instalado” para você ligar quando estiver prestes a começar uma apresentação no trabalho, por exemplo.

O ideal é buscar um profissional com formação em PNL, mas talvez estes simples passos possam te ajudar:

– Imagine que você está prestes a fazer uma apresentação de um novo projeto para a diretoria da empresa: sala de reuniões lotada com todos esperando para ouvir o que você tem a falar;

– Agora crie um gesto, que pode ser uma palma, uma frase, estalar de dedos ou até mesmo uma dancinha, o que quer que faça você sair do estado de pânico para um estado de confiança – é importante que você se concentre e realmente sinta a mudança de estado;

– Ainda imaginando a plateia te esperando, respire fundo, faça seu gesto e vá com toda energia!

– Agora imagine-se começando sua brilhante apresentação!

Caramba, até eu que estou escrevendo estas palavras estou me sentindo confiante e pronto para o showE você, como está? Se não sentiu muita mudança, tente novamente, mas concentre-se antes de fazer o exercício, combinado?

3.   Assuma seu medo

A regra de ouro: não tente sublimar o medo, você vai se lembrar dele assim que perceber suas mãos tremendo. Ao invés de tentar eliminá-lo, experimente começar dizendo para as pessoas que você está nervoso.

Assim que você assumir seu nervosismo, as pessoas sentirão empatia por você (elas se colocarão no seu lugar e lembrarão que falar em público é um grande desafio) e você se sentirá mais à vontade sem a sua cobrança interna de fazer uma apresentação como um profissional. Provavelmente algumas pessoas acenarão com a cabeça e expressarão compreensão. Simples assim.

 No momento em que você assumir seu medo as pessoas não te cobrarão a perfeição e acredite, você não será julgado. E ainda tem mais: o foco delas estará no seu conteúdo, que é o seu objetivo.

Toda mudança começa de dentro para fora, seguindo estes 3 passos você sentirá a diferença nas suas próximas apresentações.

Lembre-se: o sucesso é para quem tem constância: repita os passos, perceba o que dá certo para você e com persistência você conseguirá encarar seu medo e se comunicar cada vez melhor.

Espero ter ajudado você. Um grande abraço!

Gostou deste artigo?

Visite Bob Floriano no LinkedIn.

Entre em contato com a Atitude Empresarial e conheça nossas soluções.

Veja nossos posts recentes

Inovação para Ação

Por Felipe Alvim Publicado em 11/11/2020   O que é inovação para você? Para mim é IDEAÇÃO, ou seja, é conseguir colocar em prática novas

Continue lendo

Vencendo o Vírus da Crise

Por Felipe Alvim Publicado em 24/09/2020   Muitas das atividades estão retornando com protocolos e formas diferentes de se relacionar com os seus clientes, mas

Continue lendo
Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Lorem Ipsum is simply dummy text of the printing and typesetting industry.

Links Rápidos

Avenida Bias Fortes, 135, sala 305, Centro, Barbacena – MG
(32) 3051-4040
(32) 9 8490-1561
vendas@atitudeempresarial.com.br