Vendas 4.0

Por Felipe Alvim

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Hoje, o que é Vender? Ao responder essa pergunta, muitas pessoas acabam entrando em conceitos antigos. Mude o seu Mindset! Vender é surpreender o cliente!

Com todo o impacto que a pandemia trouxe para a economia, as empresas que já estavam aptas a trabalhar com as soluções tecnológicas tiveram um impacto menor. E você, conseguiu se atualizar? Conseguiu, através das soluções tecnológicas, superar esse momento? Precisamos ressignificar o nosso negócio e nossas vendas!

Ao falar de vendas, de experiência e de surpreender o cliente, falamos também sobre relacionamento. Como você tem se relacionado com o seu cliente? De que forma tem estado próximo a ele? Através dessas novas tecnologias podemos ganhar muitas oportunidades de se relacionar com os clientes, pois ficou mais fácil.

O mundo digital é uma extensão do mundo físico. Entenda isso e comece a trabalhar estrategicamente.

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O fator UAU

Essa é a palavra mágica ao falarmos de vendas. O cliente fala UAU para a sua empresa, para o seu atendimento, para a sua entrega? Hoje, muitas empresas estão tendo a oportunidade de entrarem na casa do seu cliente através do mundo digital, você está preparado para isso?

Todos o dias tente colocar em prática o UAU, ou seja, tente entender o que passa pela mente do seu cliente e como você pode surpreendê-lo.

 

Uma leitura que recomendo é do livro Os Quatro Compromissos. Nele contém os compromissos que são fundamentai nos dias de hoje:
Ser impecável com a sua palavra. Como você tem trabalhado com seus clientes?
Não levar nada para o lado pessoal. É fundamental saber separar o pessoal do profissional.
Não tirar conclusões precipitadas. Quantas vezes você já deixou de vender porque tirou uma conclusão precipitada sobre um cliente? Temos muito relacionamento nos dias de hoje, por isso, é importante ser transparente e deixar claro sua relação com o cliente.
Dê sempre o melhor de si. Você tem dado o seu melhor? De que forma tem trabalhado? É importante dedicar o máximo que puder, porque a concorrência em todos os segmentos é muito grande e vem aumentando.

Leia Os Quatros Compromissos e tome um CHA – Conhecimento, Habilidade e Atitude – de novidade. Coloque em prática a faça a diferença!

Albert Einsten diz que

Insanidade é continuar fazendo sempre a mesma coisa e esperar resultados diferentes.

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O valor da experiência

Qual é a experiência do seu cliente/usuário hoje? Ao entrar no seu site ou na sua rede social, o que sua marca passa para as pessoas?

Entre no seu site ou observe sua loja física com outro ponto de vista. Hoje, cada vez mais, temos que ser criativos, inovar e buscar fazer diferente.

Existem várias pesquisas que mostram que o consumidor passa por um site e 85% das vezes acaba não comprando. E porque isso acontece? O que leva alguém a escolher um produto, colocá-lo no carrinho, mas não finalizar a compra? Por isso é tão importante entender as métricas e os resultados do seu negócio.

Estamos vivendo novos tempos e a as vendas tem se transformado!

Vendas 1.0 é onde apenas ocorria a venda do produto/serviço, sem saber se é realmente aquilo que seu consumidor quer.

Vendas 2.0 é quando falamos de diferenciação, aquilo que faz o consumidor comprar de você e não do seu concorrente.

Vendas 3.0 vai além de apresentar o produto e mostrar seus diferenciais, também mostram as virtudes ambientais e sociais do seu produto/serviço.

Vendas 4.0 é onde o mundo digital se associa ao mundo presencial e existe uma integração de ações. Saiba lidar com essas mudanças e se conecte a todo o momento com seu cliente.

Omnichannel

Omnichannel é a integração de diferentes canais. É muito importante estreitar a relação entre online e offline, aprimorando, assim, a experiência do cliente. Essa estratégia pode ser vista na Magazine Luiza, onde é possível fazer compras por meio de aplicativo ou pelo site, e retirar o produto na loja. A MagaLu é uma empresa que inovou, e em tempos de crise conseguiu crescer.

E você no seu negócio, de que forma pode integrar seu site, suas redes sociais, sua presença física e seu PDV?

Passado X Presente

Como era o Cliente do Passado e como é o cliente hoje? Qual a diferença entre eles?

Primeiro, o cliente saia de casa para tudo, hoje ele tem tudo ao seu alcance na internet.
Antigamente era comum ele comprar apenas de um local, hoje ele tem múltiplos fornecedores.
Antes eles faziam indicações, hoje eles continuam, mas desejam ganhar algo com isso. Seja um desconto ou um benefício para continuar a fazer essa atração. Quando outras pessoas estão ‘trabalhando’ para você e falando do seu negócio, isso passa confiança e credibilidade.
Antigamente o cliente reclamava da qualidade, hoje ele exige o valor. Não tem problema algum sua empresa aparecer no Reclame Aqui, mas tem se você não responder e resolver o problema do cliente.

Não busque pela perfeição, o importante é ter boa vontade e sinalizar ao cliente que a empresa da valor para a opinião dele.

Vender = Confiança

Não existe uma fórmula secreta para vender, pois cada venda é personalizada. Busque se conhecer cada vez mais e sua empresa também, pois assim, mais fortes serão os seus argumentos e a construção dos benefícios para que você consiga vender.

Vender tem muito a ver com confiança! Você está transmitindo confiança? Quais ações você faz para isso? É preciso transmitir confiança para sua audiência para conseguir resultado.

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Então, como fazer para vender cada vez mais? Aí vai uma dica que tem a ver com os 5 sentidos, ao utilizá-los você irá conseguir criar estratégias que vão gerar confiança e estimular o cliente a usar o seu produto.

1. O que seu cliente precisa fazer para comprar de você? Quais são as ações que ele precisa fazer? Ele compra pelo site, telefone ou meio físico?
2. O que ele precisa ver ao chegar na sua loja, ao entrar no seu site e nas suas redes sociais?
3. O que ele precisa ouvir? Uma música de fundo seria interessante para estimulá-lo?
4. O que ele precisa dizer e sentir? Qual sentimento você espera despertar no seu cliente?

Faça essa análise e você verá que os resultados serão bem diferentes. Busque os 5 sentidos. Busque trabalhar com essas perguntas.

Resumindo, qual o sentimento que você espera do seu cliente quando ele está em contato com você? A partir do momento que você analisa estrategicamente o seu negócio, irá conseguir gerar um número e um fluxo cada vez maior de vendas.

 

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