O que todo Gestor deve saber sobre Gestão de Pessoas

Por Felipe Dias

Cada vez mais a área de pessoas tem ficado em evidência nas empresas. Entretanto, muitos empresários e gestores ainda delegam ao RH as responsabilidades pelos processos desta área. Sabemos que ter um profissional de RH na empresa ou como parceiro externo contribui muito para a evolução dos processos dessa área, mas o protagonista na gestão de pessoas deve ser sempre o gestor. Se você é gerente, diretor ou proprietário de uma empresa, para que consiga assumir este papel de protagonismo, é importante que você tenha clareza sobre as questões que todo gestor deve saber sobre gestão de pessoas.

 

O ponto central é entender que gestão de pessoas existe para gerar resultado para a empresa. Para gerar resultado, necessariamente ela precisa se preocupar com três entregas fundamentais dos processos de pessoas:

desempenho;

atração e retenção;

saúde e segurança.

 

O desempenho é garantir que as pessoas tenham o melhor aproveitamento possível em suas funções, com as maiores entregas e menor consumo de recursos. Para garantir este resultado, os processos de pessoas precisam ser capazes de orientar as pessoas, de desenvolver novas competências e de reconhecer os bons desempenhos.

A atração e a retenção são resultados fundamentais porque a empresa precisa ser capaz de atrair pessoas relevantes para o seu negócio e, ao mesmo tempo, reter aquelas que sejam de grande valor para seus objetivos. Para isso, deve desenvolver um bom clima de trabalho, estratégias de endomarketing envolventes e fortalecimento da empresa enquanto marca empregadora.

Você deve se preocupar, ainda, com a capacidade de se gerar um clima saudável e seguro para sua equipe. Além das questões éticas, por tratarmos de vidas humanas, o adoecimento e o acidente trazem perdas enormes para a empresa pelo desgaste da imagem, pelo afastamento do funcionário ou redução da sua produtividade ou pelas multas e outras sanções dos órgãos fiscalizadores.

Mesmo tendo uma assessoria na área de pessoas, interna ou externamente, você deve ter clareza de que o profissional de RH que o atende precisa lhe disponibilizar processos, ferramentas e técnicas que de fato produzam estas três entregas fundamentais. Com elas, você sua equipe e sua empresa terão resultados cada vez maiores e sustentáveis.

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