Por Bob Floriano
A transformação digital está causando rápidas e profundas transformações nos negócios e certamente devemos estar preparados para isso.
Há algum tempo estava comandando um evento com grandes palestrantes internacionais. Aguardava a entrega do roteiro impresso para entrar no palco quando a representante da organização entregou-me um roteiro em inglês.
Estando no Brasil, nada mais coerente do que apresentar o evento em português. Pedi então para a responsável o roteiro na nossa língua, certo de que ela o providenciaria.
Para minha surpresa ela olhou-me nos olhos e disse em tom imperativo que a apresentação sempre é feita em inglês, independente do país em que o evento é realizado. Insisti que nem todos os participantes tinham fluência em inglês, ela disse que este era o formato do evento.
Após muita resistência ela cedeu. O evento transcorreu maravilhosamente, mas imagine se eu tivesse apresentado em inglês? Provavelmente muita gente ficaria insatisfeita.
Refleti então sobre a dificuldade das pessoas aceitarem mudanças e lembrei-me de 1 caso onde a falta de comunicação foi crucial para o fracasso do processo de adaptação de funcionários à nova diretoria, com novas regras e processos.
Foi um processo difícil, frustrante e sofrido para todos. Muitos perderam o emprego e os que ficaram o fizeram apenas por necessidade e trataram de contaminar o ambiente aumentando a animosidade entre as equipes resultando em pessoas fazendo o mínimo necessário e boicotando projetos alheios.
Este é um bom exemplo de resistência à mudanças e principalmente da falta de habilidade de comunicação dos líderes.
Liderar não é impor, liderar é inspirar, engajar e fazer com que as pessoas façam seu melhor por iniciativa própria.
A transformação digital está causando rápidas e profundas transformações nos negócios e certamente devemos estar preparados para isso. Hoje a habilidade de comunicação é um pré requisito para que você entre ou permaneça no mercado de trabalho.
E você, está preparado para esta nova era?
Por