Minha empresa deve entrar no TikTok?

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Por Felipe Alvim e Ana Cristina Puygcerver
Publicado em 27/05/2021

 

Que o TikTok é um aplicativo que está ganhando cada vez mais o público e é cheio de dancinhas e desafios engraçados você já sabe, mas que essa ferramenta pode ser o boom para seu negócio, talvez seja novidade. Continua com a gente que vamos te contar 4 motivos para se render ao TikTok e gerar vendas para sua empresa!

 

O TikTok é um aplicativo feito para criar, publicar e assistir vídeos curtos. O app faz sucesso com seus vídeos dinâmicos, divertidos e virais.
A plataforma conta com seus próprios recursos de edição dos vídeos, como também efeitos, filtros e músicas disponíveis, e isso tudo faz com que os usuários encontre uma enorme facilidade de produzir seu conteúdo.

Então, vamos aos motivos para sua empresa apostar no aplicativo do momento!

Motivo um: Todo mundo está lá!

Ok… “Todo mundo” foi exagero, para um número mais específico: mais de 100 milhões!
No primeiro trimestre de 2020, o aplicativo de vídeos foi o mais baixado no mundo, segundo o Mobile Sensor Tower, foram 961 milhões de downloads em todo o planeta.

Somente no mês de abril de 2021, o Sensor Tower contabilizou 50 milhões de downloads e o Brasil é o campeão do app, totalizando 7,6 milhões (isso é cerca de 13%). Ou seja, com certeza alguém interessado pela sua empresa está lá!

Abaixo você pode ver os números de 2021:

Foto: Reprodução/App Annie

 

Aqui você pode ver o ranking com os apps mais baixados em Abril deste ano:

Foto: Reprodução/Sensor Tower

 

Motivo dois: O algoritmo!

Algo que preocupa os criadores de conteúdo, blogueiros e empresas na social media, é o temido algoritmo e como ele funciona. Para alguns, parece um bicho de sete cabeças impossível de entender, já outros tentam trabalhar com ele para crescer. Mas o algoritmo do TikTok é nosso amiguinho!

Esse algoritmo inteligente utiliza o aprendizado de máquina, ou seja, (no básico do básico) analisa os padrões de dados do usuário para saber melhor o que recomendar à ele. Quanto mais você usa, interage e assiste, mais o algoritmo conhece seu gosto e sabe melhor quais tipos de conteúdo te mostrar.

O TikTok trabalha com dois feeds, um com o conteúdo de pessoas que o usuário segue, e outro, o For You, com vídeos baseados no gosto de consumo deste usuário. E é aqui, no For You (ou FY para os íntimos) que está o ouro no fim do arco íris.

O maior medo de quem está iniciando em uma nova plataforma social é não ter engajamento, não atingir seu público, mas no TikTok seu conteúdo chega ao seu público facilmente e é por isso que tantos vídeos viralizam em questão de minutos na plataforma.

Vamos usar de exemplo uma empresa de alimentos que acaba de entrar na rede social e posta um vídeo de um de seus pratos, esse conteúdo será apresentado à inúmeros usuários do aplicativo que se interessam por comida, que gostam de assistir vídeos sobre o assunto ou que gostam da música utilizada. E então, boom, seu conteúdo chegou ao público!

Motivo três: O consumidor do futuro está nas redes!

Todos já sabemos que o mundo está mudando e a forma de consumir e de comprar também, e agora podemos achar tudo online.

Com a pandemia do Covid-19, o comércio online cresceu de forma significativa. Segundo a ONU ( Organização das Nações Unidas), em um relatório da conferência divulgado em 03/05/2021, as vendas online no comércio global tiveram um aumento de 16% para 19% .

No Brasil, este tipo de comércio teve um crescimento de 83,68% em 2020, segundo a avaliação da Câmara Brasileira da Economia Digital em parceria com a Neotrust, divulgada em dezembro.

Motivo quatro: TikTok ADS!

Muitas plataformas oferecem a possibilidade de realizar anúncios pagos e o TikTok é uma delas.
O TikTok ADS ou TikTok Business é uma ferramenta para criar campanhas publicitárias no aplicativo com vários formatos de anúncios:
Feed In – Super acessíveis e aparecem para o usuário enquanto rola seu feed.
Top View – Aparecem no topo, logo que o usuário abre seu app.

O TikTok Ads também conta com anúncios para gerar engajamento Hashtag Challenge, onde o usuário pode criar seu conteúdo seguindo o desafio proposto pela marca; e o Branded Effect, filtros criados pela marca e disponibilizados ao público.

 

Ficou tentado a usar o TikTok na sua empresa? Vale a pena tentar!
Lembrando que é importante, antes, fazer uma pesquisa de conteúdos e se seu público alvo está presente nessa rede e se tudo isso se encaixa na sua estratégia. Com isso você garante o sucesso da sua empresa no TikTok!

 

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