Por Felipe Alvim
Publicado em 11/11/2020
O que é inovação para você? Para mim é IDEAÇÃO, ou seja, é conseguir colocar em prática novas ideias.
Você tem inovado no seu dia a dia? Quantas vezes você teve uma ideia brilhante, mas que por algum problema ou barreira acabou não colocando em prática? Você sabia que o brasileiro é um povo muito criativo, porém pouco inovador? Isso porque temos dificuldade de colocar ação no que estamos criando, falta agilidade para colocar em prática novas ideias.
Mas então, como gerar ação a partir de novas ideias, conceitos e conhecimentos? Você escuta o seu cliente? E o seu colaborador? Como está a integração e a conectividade do seu time para gerar novas ideias? O que você tem feito para estimular isso? O que você pode fazer de diferente a partir de agora? Não dê desculpas, tente criar uma ação prática com o que você já tem hoje.
Por exemplo, o WhatsApp Business é uma grande ferramenta que pode ser utilizada para inovar e aproximar do seu cliente. Nele, tem a possibilidade de colocar o seu catálogo e apresentar cada um dos seus produtos ou serviços, o que facilita muito a comunicação! O WhatsApp é hoje a principal ferramenta de contato de qualquer empresa, então dê uma atenção maior para ele, organize seu catálogo, separe as seções, apresente seus produtos/serviços e convide as pessoas a conhecerem sua empresa.
O profissional do futuro, as empresas que vão se manter no mercado são aquelas que conseguirem sair na frente. Não estamos na era do maior, nem do que tem mais recursos e sim, do mais ágil. É isso que os consumidores buscam, desde os setores tradicionais inovando no atendimento ou nos mais modernos investindo em tecnologia. Sem criatividade e sem inovação a sua empresa não vai a lugar algum, precisamos estar sempre movimentando e buscando inovar.
Albert Einsten diz que
Insanidade é continuar fazendo sempre a mesma coisa e esperar resultados diferentes.
Se você está sempre fazendo o arroz com feijão, o resultado será o arroz com feijão. Mas se você está buscando inovar, agregar e fazer algo que seja diferente, com certeza seu resultado também será.
Como você tem gerido o seu negócio? Você tem estimulado que seus colaboradores sejam exploradores, determinados e artistas (transformar dados e ações em novas ideias)? Como está a sintonia do seu time? O que você tem feito para gerar uma energia positiva e motivadora? Se você quer implementar a política de inovação e criatividade na sua empresa cuide da relação de sucesso e fracasso. Ao conquistar o sucesso demonstre que foi um resultado da sua empresa como um todo e não de uma pessoa individual, porque não existe isso nas empresas, nela todos são um só, todos devem estar conectados e na mesma sintonia.
Veja o caso da LEGO uma das empresas mais inovadoras que vem se transformando e se ressignificando, mas que há 15 anos se encontrava muito próxima da falência. A empresa conseguiu se reconstruir baseada na inovação e na criatividade. Então, cuidado com a questão relacionada ao fracasso, ao invés de expor seus colaboradores ao ridículo, incentive-os!
Uma das empresas mais inovadoras do mundo, a 3N, oferece quinze minutos diariamente para o seu colaborador criar novas estratégias, realizar pesquisas, buscar algo interessante, novas experiências e conceitos. E você, o que tem feito de diferente na sua empresa? Como você estimula a criatividade e a inovação do seu colaborador? Você coloca em prática as ideias deles? Em quantas empresas eu já vivenciei o gestor debochando da ideia do colaborador. Você acha que nessas empresas as ideias eram inovadoras?
Temos muitos exemplos de empresas que utilizam da inovação e criatividade, como o Walt Disney, a Reserva, a Magazine Luiza, mas e na sua cidade ou até mesmo no seu bairro, qual negócio pode te inspirar e ajudar a modelar um novo sistema?
A inovação não acontece só em startup ou na sala da justiça, onde os profissionais se reúnem e criam ideias novas. Inovar tem muito a ver com a vivência, com troca de experiência, com buscar conhecimento e ter olhar de turista, a inovação vem da observação, do cotidiano e do olhar apurado, mas para isso é preciso incentivar, buscar novos conceitos e ideias, conversar mais com outras pessoas, buscar um novo panorama e um novo referencial.
O que você tem feito de diferente? O que você pode fazer para começar a inovar? Coloque no papel e reúna sua equipe, estimule a participação e busque novas soluções. Para criar e inovar é preciso jogar fora os tabus e parar com o achismo, eles atrapalham muito o desenvolvimento e a geração de novas ideias. Isso aconteceu comigo, quando criamos o Happy Hour do Conhecimento muitas pessoas não acreditaram no projeto porque era algo revolucionário, um evento gerando relacionamento e fazendo elas saírem da sua zona de conforto. Mas a proposta é um sucesso e desde 2017 já realizamos 7 edições do evento.
Veja no Instagram da Atitude Empresarial nosso Inovação para Ação.
Não deixe de valorizar cada um dos seus clientes e colaboradores, ao equilibrar criatividade e inovação, com disciplina e organização com certeza tudo fica mais fácil. Comece a criar um plano para colocar a criatividade em ação! Deixe para traz esse rotulo de sermos um povo criativo mas pouco inovador! Inove a partir de agora com aquilo que você tem. Inovação não é caro, ela acontece a partir do momento que eu sei para onde eu quero ir e crio novas soluções pra surpreender o cliente.
Aplicar novas ideias, gerar novos benefícios e ainda mais valor para o seu cliente, tudo isso a inovação pode contribuir no seu negócio. E, nesse momento tão vital que todos nós estamos vivenciando, inovar é encontrar uma solução mais eficaz e eficiente. Então, pare de reclamar e de colocar a culpa dos seus resultados na crise. Se reinvente! Se ressignifique! Nesse momento, a inovação e a criatividade são essenciais.