Por Felipe Alvim
O que a passagem de Jorge Jesus, técnico do Flamengo, deixa de lição para as empresas do nosso País?
Essa é uma questão muito importante para nossa análise, pois ao traçarmos uma analogia entre futebol e empreendedorismo, várias associações e conclusões podem ser identificadas.
O tempo que Jorge Jesus esteve à frente do Flamengo foi extremamente vencedor, visto que houve uma identificação entre seus objetivos e o propósito do time: Vencer, Vencer e Vencer.
E a sua empresa, tem um propósito? O que seus colaboradores entendem dos objetivos e metas a serem atingidos?
Tanto o futebol como a gestão de uma empresa dependem do entrosamento entre líderes e liderados, pois somente através dessa sinergia, conseguimos criar um time vencedor.
O seu time é Vencedor? O que você tem feito para criar essa sintonia na sua empresa? Ao responder esses questionamentos, você poderá identificar o nível atual de seu time.
A principal lição que identifico da vinda de Jorge Jesus ao Flamengo e seu espetacular desempenho, vem de uma cultura diferente da nossa, de não aceitar a mediocridade dos resultados, estabelecer um novo patamar e buscar a vitória em todas as suas possibilidades.
O time encantador, que tinha um apetite devorador pelo gol, pode ser muito bem comparado ao desempenho de sua empresa.
Atualmente sua empresa encontra-se na retranca, fora de jogo, propondo o jogo, ou encantando e dando um show no mercado?
Analise e pense como essas estratégias de jogo, podem muito bem ser identificadas na atuação de sua empresa no mercado atualmente.
Está gostando deste artigo? Entre em contato com a Atitude Empresarial e conheça nossas soluções.
Como sugestão, destaco 5 (cinco) ações importantes para a criação de um time vencedor:
1) Reuniões semanais rápidas (15 – 30 minutos) compartilhando as expectativas e direcionamentos do trabalho – Comunicação Compartilhada;
2) Premiação para as melhores ideias e práticas do mês – Valorização da sua Equipe;
3) Libere o colaborador 1 hora por semana para criar um projeto e acompanhe seu desempenho – Estimular a Criatividade;
4) Seja transparente com o cliente e o colaborador, divulgue e acompanhe suas métricas – KPI’S – Indicadores de Desempenho;
5) Estimule a interação entre as áreas e assim irá diminuir os ruídos da comunicação na equipe – Comunicação no ambiente de trabalho.
Esses são apenas alguns passos e ideias para o seu negócio, o importante é você identificar e iniciar um novo modelo de gestão.
Inicie logo sua transformação, estimule seus colaboradores a participarem desse novo processo e transforme sua equipe em um grande time Vencedor.
É chegada a hora de virar o jogo e se inspirar com Jorge Jesus e seus compatriotas à frente do Flamengo, um time que ficará marcado em nossas vidas e deixará saudades, mas que sobretudo nos ensinou a pensar grande, a sair da zona de conforto e acreditar em nosso potencial.
Seja você um Vencedor, saia da zona de conforto e caso esteja fora do jogo, retorne com novas Atitudes e Ações.
Agora a bola está com você, inspire-se nessa aventura construída em nosso país pelo grande Jorge Jesus e contamine a sua empresa com o vírus da Vitória.
Não se deixe levar por notícias ruins! Em tempos difíceis, utilize a sua Criatividade e de seu time para fazer Diferente e alcançar a Diferença.
Se liga, em nosso próximo post, falaremos sobre Criatividade e Ação, não perca. Abraços e Sucesso!