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Engajamento

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Por Felipe Alvim
Publicado em 18/08/2020

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O que é engajamento para você? Para mim, engajar é se aproximar!

Você está se aproximando do seu cliente? De que forma você troca experiências e conteúdos com ele? Quais as ações você pode fazer para engajar o seu público? Hoje temos diversas ferramentas para nos auxiliar! Com a concorrência tão grande, o tempo inteiro é preciso se aproximar e se conectar.

Analise como está o engajamento, não só no Marketing Digital, mas também na sua empresa. A sua equipe é engajada? Utilize o endomarketing e o marketing interno para engajar e motivar seus colaboradores, e assim conseguir uma equipe comprometida com seus propósitos e objetivos.

Você sabia?

Nas empresas onde os colaboradores são engajados com as metas, propósitos e objetivos, se tem:

  • mais comprometimento. Com sua equipe engajada você alcança 5 vezes mais do que uma equipe que não está.
  • potencialização dos resultados. O engajamento dentro da equipe pode alavancar em 3 vezes os resultados de inovação e criatividade.

Na relação empresa e funcionário é preciso estimular, ser líder, se comunicar e interagir. E para quem tem um negócio online e trabalha sozinho, é preciso engajar o outro a seguir você, é preciso se aproximar. Mas o que normalmente acontece é que as empresas ficam passivas, esperando que o outro se aproxime, por isso é muito importante utilizarmos as estratégias disponíveis para atrair o cliente e conseguir essa aproximação.

O engajamento só vai acontecer se você der o primeiro passo.

Como? Busque as empresas/pessoas que você gostaria que te seguissem nas redes sociais, siga essa pessoa, mande uma mensagem, se apresente, comente seus posts… assim você começa a se relacionar, a se mostrar para aquele perfil e desse modo, ela te notará, vai querer entender essa interação e com certeza, irá despertar o interesse em conhecer seu perfil.

Agora, se você ficar só atrás do balcão, dentro da sua empresa, sem fazer nada, não vai ter resultado. Então, proponha, seja dono da sua estratégia, isso vale tanto para o meio físico quanto para o digital. Lembre-se: O meio digital é apenas uma extensão do meio físico.

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Você pode fazer diferente!
De que forma você tem tentado conquistar e cativar o seu publico? Por exemplo, na rede social, você analisa o que está publicando? Como está a relevância do seu conteúdo?

Tenha empatia!
Se você fosse cliente da sua empresa o que gostaria de aprender? O que gostaria que ela comunicasse? As ações feitas para tentar buscar clientes para o seu ponto de venda, também devem ser feitas para tentar trazer curtida e conteúdo relevante. Mostre o que você ou sua empresa tem de diferente! Isso é muito válido nesse momento, analisar quais estratégias você tem colocado em pratica, o que tem feito de diferente e qual a atratividade do seu negocio.

E como fazer para conseguir uma equipe engajada? Reúna sua equipe, seja transparente, passe as metas e os objetivos, e deixe claro o que espera deles.

Muitas organizações precisam balancear criatividade com liberdade. Como conseguir estimular a liberdade de criar, de buscar ações e soluções novas, mas mantendo a organização, respeitando os limites e tendo disciplina. Só em um ambiente disciplinado e organizado consegue estimular a criatividade do colaborador.

É preciso trabalhar todos os processos e estratégia para gerar um engajamento positivo na empresa. Essa é a formula do sucesso! Porque cada vez que eu engajo o meu consumidor final ou o colaborador, a chance de vender aumenta demais.

 

Busque entender o comportamento do seu consumidor e colaborador. Para isso, existe uma pesquisa simples que pode ser feita tanto externamente quanto internamente, para ver o grau de engajamento de cada pessoa. O Net Promoter Score ou NPS, é usado mundialmente para medir o nível de satisfação e lealdade dos clientes e colaboradores. É uma pesquisa rápida, composta basicamente por duas perguntas:

De 0 a 10, qual nota você da para a empresa em geral (serviço, entrega, atendimento)?

Detratores (nota 0 a 6)
– clientes insatisfeitos com o produto/serviço prestado. Não promovem a empresa de forma positiva e por isso, merecem atenção. Para estes, faça a 2ª pergunta da pesquisa.
Neutros (nota 7 ou 8) – clientes passivos, teoricamente estão satisfeitos, mas não são fiéis a sua empresa e poderiam facilmente mudar de marca/concorrente caso tenha uma oferta mais atraente. Que tal oferecer descontos, brindes ou ações que possam aumentar a satisfação dele?
Promotores (nota 9 ou 10) – clientes leais, que tiveram uma ótima experiência, recomendando e dando feedback positivo. Que tal enviar uma mensagem agradecendo pela pontuação? É essencial que se mantenha estes clientes para que o retorno e a indicação tenha continuidade.

Qual sua sugestão para melhoria do nosso produto/serviço?
Nem todos irão responder, mas os que reapoderem encare como uma forma de aprendizado e correção rápida.

De acordo com um estudo apresentado na Havard Business, conquistar um novo cliente pode custar de 5 a 25 vezes mais do que manter um já existente. Você sabe identificar se o seu cliente é um promotor ou um detrator?

Vale a pena fazer essa pesquisa e estimular a participação do máximo de pessoas possíveis para gerar cada vez mais engajamento. Lembre-se: Engajar é se aproximar!

Se aproxime de todos os envolvidos no seu negocio, do colaborador ao fornecedor. Preste atenção nas suas ações e dê o seu máximo, porque com certeza seu resultado vai ser muito positivo!

 

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