Estamos online!

Desafios e Comportamentos do Empreendedor

Compartilhar:

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on telegram
Share on whatsapp

Por Sandra Furtado
Publicado em 19/05/2021

 

O empreendedor assume uma grande responsabilidade na geração econômica de sua região, visto que o mesmo é responsável pela geração de negócios, empregos e oportunidades. Porém, esse mesmo personagem assume uma grande parcela de riscos para o desenvolvimento da sua atividade, evidenciados pelo período de incertezas que estamos vivendo.

O profissional não é caracterizado como “Empreendedor” apenas no momento em que assina o contrato social, ou seja, na abertura de seu negócio. Suas características muitas vezes são identificadas ao longo de toda vida: entusiasmo, persistência e gosto pelos desafios, capacidade de planejar e buscar caminhos para realizar seus objetivos, dentre tantos outros. Convivendo com essas características, é comum que o empreendedor não se encaixe nos moldes tradicionais da CLT e dos modelos rígidos de contrato de trabalho, e opte por buscar sua realização profissional através de caminhos com mais flexibilidade, autonomia e possibilidades.

Não é raro que o empreendedor tente um, dois ou até mais projetos até encontrar o que realmente trará retorno e sucesso em seus objetivos. Mas uma característica está presente no perfil dos empreendedores: ele não desiste no primeiro fracasso, nem na primeira dificuldade. Cada erro é um aprendizado, cada percalço é um crescimento e experiência a mais para que ele conquiste seus objetivos.

Podemos traduzir esses comportamentos em uma característica: Atitude Empreendedora. Essa força de vontade e motivação para enfrentar os obstáculos e conquistar objetivos pode ser encontrada não somente em empreendedores que se tornaram empresários de sucesso, mas também no pequeno empreendedor que iniciou um negócio por necessidade; no trabalhador CLT que empreende em paralelo ao seu emprego; no jovem estudante que idealiza e pensa que terá seu negócio no futuro…

A Atitude Empreendedora é um comportamento privilegiado que, mesmo que pareça ser algo nato, pode ser desenvolvido e aperfeiçoado.

 

Nunca tivemos tanto acesso a conteúdos de qualidade: cursos, vídeos, podcasts, postagens em redes sociais… Dentre todo esse universo de informações compartilhadas, os empreendedores podem filtrar conhecimentos interessantes para aplicar em seu universo profissional, seja para a empresa estabelecida ou para o negócio que está em fase de planejamento.

 

Como posso desenvolver a Atitude Empreendedora?

____________________________________________

Consuma conteúdo de qualidade

As redes sociais tendem a nos incluir em uma “bolha”, onde somos expostos somente a assuntos relacionados positivamente a nossos gostos e opiniões. Busque formas diversas e confiáveis de se manter informado e conhecer outras realidades;

Pratique a análise crítica das situações

O que é muito diferente de ser a pessoa que sempre se posiciona contrariamente a qualquer situação. Analisar algo criticamente é buscar compreender mais de um lado de uma mesma situação, para que sua opinião seja formada de uma maneira completa e não tendenciosa;

Aperfeiçoe suas habilidades

Identifique no que você é bom e treine essas competências continuamente;

Esteja aberto a novos experiências e conhecimentos

Nunca se sabe quando uma ideia inédita e inovadora pode surgir. É necessário vivenciar novas experiências para que a sua criatividade possa ser desenvolvida;

Tente, fracasse, tente novamente… Esse é, sem dúvidas, o maior desafio

Ninguém gosta ou foi acostumado a fracassar, mas esse é um excelente professor para o desenvolvimento pessoal. É sempre melhor colocar um plano em prática, e o mesmo não sair exatamente como o planejado, do que carregar a dúvida “o que teria acontecido se eu tivesse tentado”.

____________________________________________

 

Os desafios são grandes, mas as possibilidades de desenvolvimentos estão cada dia mais acessíveis. A Atitude Empreendedora dos profissionais, formada com as experiências profissionais e vivências pessoais, é um diferencial para o posicionamento no mercado. Cabe a cada profissional traçar objetivos e buscar os caminhos necessários para encontrar a excelência no desenvolvimento do seu trabalho. Conte com a Atitude Empresarial para te auxiliar nesse processo!

Gostou deste artigo? Entre em contato com a Atitude Empresarial e conheça nossas soluções.

Veja nossos posts recentes

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Lorem Ipsum is simply dummy text of the printing and typesetting industry.

Links Rápidos

Avenida Bias Fortes, 135, sala 305, Centro, Barbacena – MG
(32) 3051-4040
(32) 9 8490-1561
vendas@atitudeempresarial.com.br