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A importância das redes sociais para as empresas

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Por Felipe Alvim e Ana Cristina Puygcerver
Publicado em 30/06/2021

 

Boa parte do nosso dia passamos conectados à internet, seja para assistir vídeos, enviar mensagens ou consumir conteúdo em redes sociais. Com o avanço da web, as interações humanas se modificaram drasticamente, e com a pandemia e o isolamento, podemos observar ainda mais essa transformação.

O mundo está mudando, as gerações, hábitos e interações estão se adaptando, e infelizmente, se sua empresa não conseguir acompanhar essa mudança, ela ficará para trás.  Portanto, as redes sociais se tornaram ferramentas fundamentais na vida de uma empresa nos dias atuais! 

Marcar presença na internet demonstra que sua marca se mantém atual, se mostrando presente, e assim, aproximando o contato com o público. Há alguns anos, para anunciar uma marca para um grande público era necessário divulgar nas mídias de massa, como jornal, rádio e TV. Já hoje, uma estratégia de Marketing Digital bem feita, pode te trazer um resultado tão bom quanto! 

Ainda não te convenci? Pois então trabalharemos com números

Segue as estatísticas:

  • Segundo a MarketingSherpa, 95% das pessoas entre 18 e 34 anos seguem marcas nas redes sociais, sendo que todas as faixas etárias apresentam percentagens acima dos 70%.
  • Aqui no nosso querido Brasilzão, nós somos responsáveis por 10% do tempo gasto nas redes. Estamos atrás apenas dos EUA, segundo o ComScore.

Em específico para as vendas, qual a vantagem de uma rede social?

Além de todos esses números de usuários e os avanços tecnológicos que já citamos, podemos também falar do tráfego para o site. 

Os sites são a porta para as vendas online, é lá onde acontece a ação de fato. E as redes sociais podem ser o caminho para esta porta!

A presença no instagram, facebook ou seja lá qual for sua escolha de rede social (por que não todas trabalhando em conjunto?) te trará público, ou melhor: seu público alvo, com a idade e hábitos de consumo que seus produtos ou serviços foram pensados para atender. Quanto melhor seu conteúdo nas redes, mais retenção de público você terá e todo esse trabalho levará ao seu site, anunciado na bio do seu instagram, nas informações da sua página no Facebook ou linkado ao seu post na aba “Loja” também no Insta. 

Uma vez no site, a possibilidade de fechar uma compra ou adquirir seus serviços é bem grande, pois chegaram ali já conhecendo o seu conteúdo. Além disso, o tráfego para seu site gera relevância e aumenta seu posicionamento orgânico nos buscadores do Google, mostrando sua marca com mais facilidade nas pesquisas por aquele produto/serviço. 

 

Mais uma facilidade que as redes sociais te trazem é conseguir analisar seu impacto e retorno

A facilidade com que você consegue mensurar seu impacto é realmente atrativo. As redes sociais e sites têm seus próprios painéis de análise, onde podemos ver quantas pessoas foram alcançadas, quantas entraram no site, o número de compartilhamentos, visitas ao perfil e mais outras tantas informações. Também podemos contar com o Google Analytics para nos mostrar a geração de insights sobre sua audiência, leads e conversão. 

Analisar o que está sendo feito te ajuda a encontrar possíveis erros e também os acertos, saber o que deve continuar ou não a fazer.

Relacionamento e fidelização de clientes dando um up!

Nenhum cliente quer apenas comprar, ele quer a experiência completa, quer ser bem atendido e  ter toda a satisfação de um bom relacionamento com a marca que escolheu. Toda procura de um produto ou serviço é a reparação de uma dor que o cliente tem e você é a solução que ele encontrou.

Um atendimento humanizado, atencioso, e próximo pode SIM definir uma compra. Sua presença nas redes sociais te aproxima do consumidor e é um caminho para um relacionamento legal com seu público. 

E por fim, investimento!

Seu investimento em redes sociais pode ser milionário, assim como pode ser zero. Você só gastará com o que decidir promover com aquela publicação que decidir pagar para ser impulsionada pela própria rede social. Tirando isso, seu investimento é zero! Com um conteúdo interessante, um público alvo bem definido e um bom relacionamento com os clientes, você consegue o mesmo resultado de forma orgânica.

 

Chegou a conclusão de que é uma boa ideia ter sua empresa nas redes sociais? Pois eu concordo! E se precisar de ajuda com o que deve postar, corre no nosso outro artigo com 5 dicas de posts que vão transformar suas vendas.

 

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