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A importancia da Gestão de Pessoas nas Organizações

23 ABR

Na Era Industrial, as empresas se preocupavam em encontrar uma posição para cada trabalhador no organograma, limitando-o e aperfeiçoando-o individualmente através de processos mecânicos. A qualidade e a produtividade eram sinônimos de competência e habilidade, condições básicas para o desenvolvimento profissional.

Entretanto, esse modelo tradicional, hierárquico, autoritário e de comunicação descendente, reduzia a autonomia, a autoridade, causava desmotivação e enfraquecia o poder de decisão do grupo.

Estudiosos da administração consideraram, nos estudos organizacionais, a perspectiva da competitividade, como um fenômeno que faz com que as organizações repensem suas maneiras de conduzir os negócios, seu posicionamento no mercado e suas estratégias empresariais na consecução de suas metas.

Se a competitividade, como resultado de qualidade e produtividade, se reflete na posição relativa de uma organização perante seus concorrentes, deve-se para tanto, dispor de fontes de vantagem competitiva que resultem em atratividade de clientes em nível superior aos seus concorrentes.

Segundo Potter(1991), a vantagem competitiva é o resultado da capacidade da organização de realizar eficientemente o conjunto de atividades necessárias para obter um custo menor que o dos concorrentes ou de organizar tais atividades de forma única, capaz de gerar valor diferenciado para os clientes.

 

O grande diferencial das organizações em relação à concorrência, é:

A Capacidade;

O Conhecimento;

O Comprometimento daqueles que trabalham nas organizações.

 

Vários pesquisadores se empenharam e obtiveram sucesso ao descobrir a correlação entre investimentos em capital humano e desempenho empresarial.

Kotler (2008),analisa a importância do colaborador para organização, e afirma que: “as pessoas nas organizações seriam a fonte mais poderosa de vantagem competitiva”. Só colaboradores devidamente valorizados por práticas efetivas de gestão de pessoas e sintonizados com as metas e valores organizacionais são capazes de proporcionar experiências únicas e encantadoras aos clientes com vistas a desenvolver relacionamentos o mais duradouro possível.

 

A implantação de políticas de gestão de pessoas nas organizações que preconizem o desenvolvimento e a valorização das pessoas, tem como consequências: produção de bens e serviços diferenciados e de qualidade elevada, como também atendimento mais dinâmico, flexível e atencioso,

pois teoricamente um colaborador que se sente atendido, satisfeito e valorizado tende a realizar suas funções com maior afinco.

 

Cada processo organizacional possui fornecedores e clientes, internos à organização. Assim, se cada empregado internalizar a ideia de que seu colega é um cliente ou colaborador, digno de atenção e respeito, é possível otimizar a qualidade das relações e possivelmente, a qualidade dos resultados finais da organização.

 

Vergara e Branco (2001), definem a organização humanizada como aquela que, voltada para seus empregados e para o ambiente, agrega outros valores que não somente a maximização do retorno para os acionistas. Ações humanizadas serão vistas, assim, como fonte de diferenciação em um ambiente de negócios muito competitivo.

Gestão de Pessoas - utilização organizacional dos recursos humanos para conquistar e manter vantagem competitiva e, assim, os recursos humanos constituem, a competência essencial, definida como capacidade organizacional que cria alto valor e que diferencia a organização de seus concorrentes.

Em tempos de acirrada concorrência, dinamismo dos mercados e insegurança quanto à sobrevivência, as organizações tem buscado a constante renovação e adaptação de seus modelos de gestão a começar pela Administração de Recursos Humanos.

As pessoas almejam satisfação no trabalho, segurança, valorização, reconhecimento, boa remuneração e as empresas enfrentam o desafio de atrair, contratar, aplicar, desenvolver e manter talentos capazes de torná-la diferenciada e competitiva no mercado.

 

A Importância da Liderança para o seu negocio

Mais do que simplesmente chefiar, liderar é fazer com que um grupo de pessoas trabalhem em equipe e gerem os resultados desejados pela empresa. Para isto, um líder deve possuir habilidades como capacidade de motivar e influenciar as pessoas que trabalham com ele e qualidades como dedicação, equilíbrio e vocação.

Antes de levar alguém a agir, você deve estimular essa pessoa com a emoção. Quanto mais fortes a relação e a ligação entre as pessoas, maior será a chance do colaborador querer ajudar o líder a alcançar os objetivos da empresa.

O líder tem a capacidade de desenvolver e lapidar suas habilidades. O segredo do nosso sucesso está nos compromissos diários. Líderes são aprendizes.

Intuição e experiência


A intuição aponta caminhos que não são tão óbvios nem tão facilmente explicáveis. Saber unir intuição com experiência é o ponto forte da credibilidade do líder.

Ele sabe exaltar os pontos positivos de seus colaboradores. Também deve saber, igualmente, identificar os pontos críticos e lidar com eles, advertindo, aconselhando e discutindo as soluções.

O verdadeiro líder antecipa problemas e situações críticas e propõe soluções práticas. Líderes seguros delegam poder aos outros. Pense nisso!

Participe de nossos cursos e treinamentos e faça a diferença.

 
 

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